18 de jul. de 2008

surgido do nevoeiro

















S. Longuinhos-BJ-BRG

Um comentário:

O Galaico disse...

Esta é a estátua de SÃO LONGUINHOS.

São Longuinhos é o soldado encavalitado mártir que se diz ter sido aquele que:

- Viu Jesus crucificado na cruz e exclamou: "este é mesmo o filho de Deus"

ou

- o soldado que trespassou Jesus com uma lança (João 19:33-34: "E aproximaram-se de Jesus. Vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas, mas um soldado atravessou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água".)

Ou ainda,

O chefe dos soldados que montaram guarda ao sepulcro de Jesus.

A lança com que São Longuinhos perfurou Jesus ganhou assim a conotação masculina enquanto o Graal a feminina. A condição fálica da lança desta estátua estava presenta há poucas decadas ainda quando as mulheres da região que nao conseguiam encontrar marido vinham dar 3 voltinhas à estátua. Aliás, um pai que não conseguia encontrar pretendente para a filha é que a mandou construir. Reza a lenda que imediatamente encontrou casamento dando assim origem à tradição das moças Minhotas de vir ao bom jesus.

Note que os LONGOS era um povo que vivia numa era pré-romana na zona de entre-douro-e-minho. Este nome era dado aos que veneravam o deus LONGO (talvez originário da toponimia "Lug" que é um dos mais importantes deuses do panteao celtico). De notar que o culto a Longo era sobretudo praticado em locais altos, planaltos de cabreiros.

Claro que com a romanização e a aculturação-mixigenação das dinvindades, os LONGOS e o santo católico Longuinhos podem ter-se fundido e chegado a nós nesta estátua discreta mas cheia de história e paganismo.

Estranharão as pessoas que uma freguesia oposta, a poucos metros se chame Santa Cristina de Longos?...

Fonte:

http://www.csarmento.uminho.pt/docs/ndat/rg/RGVE1999_014.pdf
http://literaturas.blogs.sapo.pt/25822.html