Desculpem o erro do titulo é Endovélico e não Endovélio. Endovélico é uma divindade da Idade do Ferro venerada na Lusitânia pré-romana. Deus da medicina e da segurança, de carácter simultaneamente solar e ctónico, depois da invasão romana, seu culto espalhou-se pela maioria do Império Romano, subsistindo por meio da sua identificação com Esculápio ou Asclépio, mas manteve-se sempre mais popular na Península Ibérica, mais propriamente nas províncias romanas da Lusitânia e Bética.
Endovélico tem um templo em São Miguel da Mota, no Alentejo, em Portugal, e existem numerosas inscrições e ex-votos dedicados a ele no Museu Etnológico de Lisboa. O culto de Endovélico sobreviveu até ao século V, até que o cristianismo se espalhou na região A peregrinação ao Santuário de Endovélico realiza-se na lua chai de Julho Lua do solestício.
No outro dia vi no telejornal uma coisa idêntica a esta, aconteceu no céu dos E.U.A.,só que pareciam cogumelos, deram uma explicação para isto, à qual não tomei atenção. Gostei.
11 comentários:
Que céu incrível!
Muito bonita. Parabéns.
Céu estranho este!
Quem diria em Julho e um céu tão carregado.
Viva!
Muito Bonita!
Continuação...
Beijinhos
Que céu horrendo e ao mesmo tempo belo!
(Já agora, o que é endovélio? Palavra cara esta)
Beijocas
Céu tenebroso !!!
O que é indovélio?????
Que céu! Que cores! Será a presença do Deus do Endovélico, esse deus pagão lusitano?
Desculpem o erro do titulo é Endovélico e não Endovélio.
Endovélico é uma divindade da Idade do Ferro venerada na Lusitânia pré-romana. Deus da medicina e da segurança, de carácter simultaneamente solar e ctónico, depois da invasão romana, seu culto espalhou-se pela maioria do Império Romano, subsistindo por meio da sua identificação com Esculápio ou Asclépio, mas manteve-se sempre mais popular na Península Ibérica, mais propriamente nas províncias romanas da Lusitânia e Bética.
Endovélico tem um templo em São Miguel da Mota, no Alentejo, em Portugal, e existem numerosas inscrições e ex-votos dedicados a ele no Museu Etnológico de Lisboa. O culto de Endovélico sobreviveu até ao século V, até que o cristianismo se espalhou na região
A peregrinação ao Santuário de Endovélico realiza-se na lua chai de Julho Lua do solestício.
Obrigado pelo esclarecimento.
No outro dia vi no telejornal uma coisa idêntica a esta, aconteceu no céu dos E.U.A.,só que pareciam cogumelos, deram uma explicação para isto, à qual não tomei atenção.
Gostei.
eu vi-a... assim!
gorda e bela
Postar um comentário